Suíça ratifica homeopatia e acupuntura em seu sistema público de saúde

A partir de 1º de agosto de 2018, a Suíça já tem incluso em seu sistema de saúde as terapias naturais, como homeopatia e acupuntura. Isso foi anunciado pelo governo suíço que, após realizar um estudo de dois anos sobre a eficácia e os resultados dessas técnicas, os incluiu em seu sistema de saúde pública. A homeopatia já estava no sistema de saúde e foi ratificada por referendo pelos próprios cidadãos.

Na Espanha, o presidente da Associação Nacional de Profissionais e Autônomos de Terapias Naturais (COFENAT), Roberto San Antonio-Abad, comemorou esta medida e considerada como um grande passo e uma oportunidade para reconhecer terapias naturais em todo o mundo . “Queremos felicitar o Governo da Suíça por permanecer na inclusão das Terapias Naturais em seu sistema de saúde. Esta nova jornada, após um estudo minucioso da administração do país, impulsionará o trabalho dos profissionais do setor em todo o mundo “.

San Antonio-Abad, considera que “esta medida reconhece a eficácia e importância das Terapias Naturais dentro da Saúde Pública de um país, e as economias que esta medida acarreta” e denuncia que, entretanto, na Espanha “a regulação para As terapias naturais permanecem paralisadas apesar do aumento espetacular na demanda.

No entanto, San Antonio-Abad denunciou: “Enquanto em países como a Suíça ou Portugal está sendo regulamentado e as Terapias Naturais estão sendo reconhecidas como fundamentais para complementar a Medicina Alopática e economizar custos para os sistemas nacionais de saúde, na Espanha, autoridades públicas olham para o outro lado e não querem regulamentar, apesar da crescente demanda de pelo menos 300 mil usuários diários. ”

“A iniciativa do governo suíço pode servir ao governo de Mariano Rajoy começar a trabalhar sobre a regulamentação das terapias naturais profissionais para proporcionar segurança aos cidadãos. A sra. Ministra Montserrat: “.. Sabemos que é complicado e oferecemos nosso apoio para estudar o regulamento, olhar no espelho dos países do nosso meio e realizar a regulamentação das Terapias Naturais “, acrescentou o presidente da COFENAT.

Para mais informações https://www.cofenat.es/

COFENAT
A Associação Nacional de Profissionais e Autônomos de Terapias Naturais, COFENAT, é uma entidade associativa e profissional nacional, fundada em 1984, com mais de 30 anos de história, reunindo mais de 11.500 profissionais e mais de 200 escolas de formação. Seu principal objetivo é a representação e defesa dos interesses de todos os profissionais que trabalham com Métodos Naturais de Saúde, cujo nome na União Europeia é Medicina Complementar e Alternativa (CAM) e Medicina Tradicional e Complementar (CTM), de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Além disso, o COFENAT garante a segurança dos usuários dessas técnicas, promovendo informações e criando um ambiente profissional para sua aplicação.

Fonte: https://www.tunuevainformacion.com/salud-integral/1010-suiza-ratifica-la-homeopatia-y-la-acupuntura-en-su-sistema-publico-de-salu.html