“Making of” da Jornada Sulbrasileira de Homeopatia

40 Anos de Prática Clínica – Dos “hippies” aos “selfies”

Essa é a proposta da Jornada Sulbrasileira de Homeopatia que acontecerá em Caxias do Sul (RS), no Samuara Park Hotel, do dia 11 a 15 de novembro de 2016.

Por que esta temática?
Vivemos o movimento cultural que sustentou a onda homeopática entre as décadas de 70 e 90. Os hippies representaram um movimento contracultural de total afrouxamento das regras impostas até a década de 60, pregavam a humildade, simplicidade e solidariedade. Viviam em comunidades, desprezavam as posses, vestiam-se com tecidos oriundos dos trabalhos da terra, alimentavam-se de produtos orgânicos, renegavam os medicamentos e buscavam através da espiritualidade ou de drogas alucinógenas a ampliação da consciência. Sentiam-se filhos da Terra e exerciam a sexualidade sem barreiras. No auge do movimento hippie no Brasil a Homeopatia floresceu e influenciada pela corrente psicanalítica argentina tornou-se a arte de personalizar os medicamentos. Passamos décadas tentando enquadrar o sujeito doente em alguns dos poucos esteriótipos que conhecíamos e que pensávamos dominar. Com este modo de compreensão da Homeopatia o fazer do médico homeopata tornou-se mais arte do que ciência e pouco a pouco foi se afastando de suas origens.
40 anos se passaram, o mundo andou rápido, o domínio da nanotecnologia catapultou rapidamente o ser humano para além do que esperávamos para a virada do século, produzindo um humano antagônico. De um lado buscando desesperadamente as relações sociais e a comunicação virtual permanente e, de outro lado, totalmente voltado para o aqui e agora, buscando prazeres imediatos, temendo comprometer-se e tentando se inserir postando frases e imagens de seu cotidiano maravilhoso composto por sorrisos, momentos gourmets, paisagens idílicas. Este novo movimento sócio cultural gerou o selfie, um humano tecnológico, volátil, virtual e com necessidade de satisfação imediata de seus desejos.
O que houve com a homeopatia neste período? O que temos de novo? Como atender ao sofrimento do homem do século XXI? Quais são as novas propostas?
A Jornada Sul Brasileira de Homeopatia se propõem a ser o fórum de debates destas questões.
Venha participar conosco, trazer suas dúvidas e contribuições. Juntos estaremos alicerçando o presente e formatando as bases para o futuro.

Saudação da Coordenadora
Dra. Angela Lanner Vieira

Para que o evento seja um sucesso, a comissão organizadora tem se empenhado para oferecer dias com muito aprendizado e descontração.

A escolha do lugar

O Samuara Park Hotel é localizado na cidade de Caxias do Sul (RS), cidade da serra gaúcha, com forte influência da colonização italiana e com paisagens encantadoras . O Samuara Park Hotel oferece uma infra-estrutura que abriga um evento desse porte, possui vários ambientes acolhedores para oferecer o máximo de conforto e bem-estar aos participantes do evento.

Dia 11 de maio de 2016, a comissão organizadora se dirigiu ao local escolhido para o evento para acertar os detalhes e conhecer melhor o local.

Algumas imagens do local do evento:

Lançamento da Jornada Sulbrasileira de Homeopatia

Aconteceu no dia 20 de maio de 2016, o coquetel de lançamento da Jornada Sulbrasileira de Homeopatia, onde a comissão organizadora se reuniu aos parceiros e colaboradores para apresentar a programação e objetivos da Jornada e firmar parcerias a fim de enriquecer  e ampliar o evento.

E o trabalho continua com muito afinco...

No dia 03 de junho de 2016, a comissão organizadora junto com seus parceiros realizaram mais uma reunião para definir as diretrizes do evento e distribuir funções aos membros da comissão.  A reunião foi muito produtiva e toda a comissão está muito confiante com a qualidade do evento que está se propondo.

A escolha dos palestrantes

Para cumprir o objetivo de fazer um evento consistente, interessante e diferente, buscamos palestrantes que pudessem trazer métodos de trabalho diferentes na prática da clínica homeopática, unindo isso ao estudo das novas patogenesias desenvolvidas no RS e das nacionais elaboradas pela comissão de pesquisa da AMH. Esse trabalho será realizado pelo médico homeopata Ruy Madsen (Campinas - SP)  sob a visão de Sankaran, Scholten, Mangialavori e pelo médico homeopata Cláudio Araújo (Rio de Janeiro - RJ) através de uma metodologia própria desenvolvida. Ainda para compor o excelente quadro de palestrantes, teremos a presença da colega, médica homeopata Miriam Sommer (Amsterdan - Holanda) que trabalhou por muitos anos com as fichas clínicas de Hahnemann e seus colaboradores, que trará casos clínicos tratados por esses mestres. E por fim, teremos a presença dos nossos palestrantes gaúchos, médica homeopata Ângela Vieira (Porto Alegre - RS) e o médico homeopata Érico Dorneles (Porto Alegre - RS) que trarão à luz o processo realizado e o estudo das novas patogenesias desenvolvidas nos últimos anos.

As reuniões da comissão organizadora

A cada 15 dias a comissão organizadora da Jornada Sulbrasileira de Homeopatia tem se reunido para discutir os assuntos pertinentes ao evento. As reuniões estão sendo produtivas e tudo se encaminha para que tenhamos um grande evento.

Os preparativos finais

Mais uma vez a comissão da Jornada Sulbrasileira esteve no Hotel Samuara para acertar os últimos detalhes do evento. A preparação dos eventos sociais, a disponibilização de mais quartos para os participantes e muito mais foram acertados para que o evento seja um sucesso.