Quem somos

SOCIEDADE GAÚCHA DE HOMEOPATIA

Fundada em 1975, sucessora do Departamento de Homeopatia da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), tem sua sede no Centro de Convenções AMRIGS, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Sede própria na AMRIGS: Avenida Ipiranga 5311, sala 200, CEP 90610-001. Possui sala de aula para 30 pessoas, uma sala de reuniões e recepção, mais biblioteca especializada em Homeopatia.

Contato com a secretária Vanessa pelo telefones pelo telefones (51) 3315 1481 ou (51) 96961881. No horário das 9h às 12 h.

Website http://www.homeopatia-rs.com.br e e-mail sgh.rs@amrigs.org.br

Por ser Departamento da AMRIGS, a SGH possui, mediante programação, acesso ao Teatro (900 lugares), ao Auditório (350 lugares) e várias salas, com 30 a 50 lugares, além de Restaurante e estacionamento.

A Diretoria atual (triênio 2015-2017), é a seguinte:

Presidente: Warna Martins Baptista

Vice-Presidente: Universina Nunes de Oliveira Ramos

Tesoureiro: Ângela Maria Hexel

2º Tesoureiro: Fernanda Rodrigues Tavares

Departamento Cientifico: Érico Dorneles

Secretário: Zinid Ricardo Diniz

2º Secretário: Sérgio Edgar da Fontoura Gomes

Conselho Fiscal: Carmen Britto e Francisco Bastos.

A SGH desenvolve atividade de Educação Continuada em Homeopatia, através de seminários de final de semana, onde são discutidos vários assuntos, como atualizações, novas patogenesias, etc.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HOMEOPATIA

Desde 1989 um grupo de médicos da SGH vem desenvolvendo um Curso de Especialização para a formação de novos médicos e veterinários homeopatas. Inicialmente proposto para ser um Curso de 1.200 Horas/aula, desenvolvido em 3 anos, com orientação de ensinar a Homeopatia clássica hahnemanniana unicista. O modelo didático/pedagógico seguia a orientação da Comissão de Ensino da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB).

As aulas teóricas do Curso sempre foram desenvolvidas na AMRIGS, com turmas que variavam de 20 a 40 alunos. As aulas práticas eram desenvolvidas no ambulatório da Liga Homeopática do Rio Grande do Sul, na Av. Getúlio Vargas, 169, Cidade Baixa, em Porto Alegre.

A partir de 2001 até 2009, o Curso passou a funcionar independentemente da SGH, através da Fundação Centro Gaúcho de Estudos e Pesquisas em Homeopatia (CEGEPH), sempre mantendo as aulas teóricas na AMRIGS e as práticas na Liga ou na sede própria da CEGEPH. Com a extinção da CEGEPH, o curso voltou a ser da SGH.

Devido à baixa procura pela formação em homeopatia, o Curso interrompeu suas atividades pelo período de 2 anos, retomando-as recentemente (2013). Dentro de um novo modelo pedagógico, trabalhando também com ensino a distância, foi criada a Escola Gaúcha de Homeopatia. A primeira turma originária da EGH terminou suas atividades em 2015, mas manteve um programa de aperfeiçoamento com a maioria de seus alunos egressos.

Corpo docente atual:

Professores Titulares

Dra. Ângela Augusta Lanner Viera – Coordenadora

Dra. Universina Ramos

Dra. Ângela Hexel

Dra. Suzana Nodari – Coordenadora da Veterinária

Dr. Érico Dorneles

Monitores:

Dra. Fernanda Rodrigues Tavares – Medicina

Dra. Denise Schneider – Veterinária

Dr. Alexandre Craveiro – Veterinária

Dra. Letícia Santana Pereira – Veterinária

A Sociedade Gaucha de Homeopatia é uma entidade civil, sem fins lucrativos, formada pelos médicos homeopatas do Rio Grande do Sul, Brasil.

Sua finalidade é congregar os interessados em homeopatia, promover cursos de especialização e aperfeiçoamento na especialidade, promover jornadas, palestras e congressos de homeopatia e outras atividades ligadas à prática e ao desenvolvimento da ciência homeopática.

A SGH tem sua sede junto à Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS).